Deus escolheu esse dia pra Nós...

Daisypath - Personal pictureDaisypath Wedding tickers

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Diferença entre Véu, Mantilha, Grinalda e Voilette.

Bom dia Preciosas!
Apesar de ser feriadinho prolongado, cá estou e com um Post suuuper informativo e importante.

Como já disse aqui, encontrei meu Vestido de Noiva e gente é muita coisa! rs.
Eis que não sabia a diferença de nada, fui pesquisar o que era o que e trouxe em um post beem simples sobre isso, assim ajuda vocês também e não ficam perdidas como fiquei.

Véu.

Continua sendo uma das opções preferidas para adornar o rosto durante a cerimônia. Ele é confeccionado em tecido leve, como o tule, e pode ser simples (sem detalhes ou com algum acabamento discreto, como filete em cetim, por exemplo); ou bordado com pérolas e miçangas ou com um pouco de renda.

Mas, esse se divide em três tipos:

1. Véu Longo ou Catedral.
Esse é o véu tradicional. Por ser mais formal, é geralmente usado em casamentos noturnos, em lugares fechados (como igrejas). Costuma ter de 2 a 5 metros de comprimento e é usado em vestidos longos (geralmente, o véu é maior que a cauda do vestido).



2. Véu ponta de dedo
Tem esse nome porque o tamanho dele é medido pela ponta dos dedos das mãos da noiva . Pode passar um pouquinho desse comprimento. Ele combina com quase todos os tipos de vestidos, com exceção dos curtos (acima do tornozelo).



3. Véu cotovelo
Outro véu que tem o nome se referindo "até onde vai". rs Ele fica, mais ou menos, na altura da cintura e só não combina com vestidos de cauda.


4. Véu ombro
Esse é o que a gente chama de véu curto. Combina com os tomara que caia e vestidos curtos, pois deixam o visual leve e muito charmoso. Costumam ser usados em cerimônia informais, pela manhã/tarde e ao ar livre.

Cobrindo o Rosto...

ou Não...


5. Véu super curto
Esse é quase um voilette, mas no tecido de véu, que cobre apenas o olho e é a preferência das noivas vintage e/ou das fashionistas.



Mantilha

Ela tem a mesma função do véu, mas se diferencia por duas coisas: 1. o tecido usado - que é mais pesado do que os dos véus, ficando desse modo mais rente ao rosto da noiva, além dos bordados - nos véus eles são discretos, na mantilha eles são destacados (aliás, algumas mantilhas são inteiras bordadas) e 2. pela forma de se prender.
Ela também pode ser longa ou curta, mas a grande questão que deve ser levada em conta, é o tecido do vestido de noiva. Se a mantilha for de renda, deve ser da mesma usada no vestido ou, então, o vestido não deve ter renda.
Se a mantilha for bordada, ela deve acompanhar o mesmo estilo do bordado do vestido. Ou seja, o vestido deverá ser o mais simples possível, já que a "suntuosidade" será dada pela mantilha.






Grinalda 

A grinalda é o que, hoje em dia, a gente ouve muito por aí como headpieces. São os acessórios como coroas, tiaras, flores, presilhas e tudo o mais que pode ser usado com ou sem o véu.
Claro que a gente sempre escutou aquela frase: "casar de véu e grinalda", mas isso era no sentido da grinalda ser uma coroa, usada juntamente com o véu, certo?
Agora as opções de acessórios são tantos que até o que era apenas tradicional foi se adaptando e tomando outros formatos.





Voilette 

O voilette (ou Birdcage Veil para os ingleses) é um outro tipo de acessório, que pode cobrir apenas o rosto, ou parte dele, ou apenas o cabelo e é composto de uma "telinha" feita normalmente de tule ou renda.
Esse tecido é preso a uma tiara, casquete, chapéu, flores de tecido, plumas, penas ou nada (rs).
Tem um ar bem vintage e ainda não é muito popular no Brasil. Ele deixa uma cara sofisticada e ao mesmo tempo delicada na noiva, mas a maioria ainda tem medo de se arriscar com ele.




A Cacaw Linda usou e arrasou...

Coisas que nem imaginavamos né?
Gostaram? Vão usar qual?

A peguei essas informações no Blog Madrinhando.
Espero que tenham gostado.
Agora todas Noivas informadas pra procurar o Vestidon \o>

Uma linda semana Lindonaas.

Beijos Cheio de Carinho
;*

Jana, A Noiva mais feliz do Mundo

4 comentários:

  1. adoreiii!!

    No meu big day vou usar o vé longo (1ª imagem), eu acho lindo *-*

    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Vou usar uma mantilha lindona e longa. Acho super delicado bordados da matilha, além da moldura diferenciada que dá ao rosto da noiva!

    ResponderExcluir
  3. amiga amei demais..
    quero uma mantilha bordada e longa..
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Posso usar o voilette junto com o véu?

    ResponderExcluir

Me diz, o que acho disso tudo??
Sua opinião é muito importante pra mim ;*